Como é receber transfusão de sangue?

O que você perguntaria para alguém que já recebeu transfusão de sangue? Nós convidamos a Cecília Ferreira, que já passou pelos tratamentos de leucemia e dengue em 2010 e hoje está maravilhosa e saudável,  para nos ajudar a responder as perguntas feitas nos stories.

Você teve alguma dificuldade no processo?

Não tive nenhuma dificuldade, foi bem tranquilo. A única coisa chata é que a agulha para receber transfusão de sangue é mais grossa que o normal, então doía mais nessa hora.

Receber transfusão de sangue dói?

Não dói nada, é a mesma coisa de estar tomando soro. Mas demora bastante porque você só pode receber de pouco em pouco, o conta gotas demora muito. A demora depende de quanto sangue você vai receber, existem vários tamanhos de bolsa de sangue. A última que tomei foi só de 250ml, demorou de duas horas e meia a três horas. 

Existem efeitos colaterais?

Existem, pois dependem de cada organismo. Eu não tive nenhum, foi super de boa.

Como é feito?

É normal! Eles [enfermeiros] pegam o acesso[veia] no seu braço, tem que ser um específico que não tenha sido usado. A agulha é mais grossa então a veia tem que ser mais resistente. Eles fazem todos os testes para ver se vai dar certo e ligam na bolsa de sangue. 

A doação de sangue serve somente para transfusão?

Com uma bolsa de sangue dá pra fazer remédios para várias doenças, então não é apenas para transfusão de sangue. É importante saber que existem a bolsa de sangue e a de plaquetas. A primeira você recebe quando está com a hemoglobina baixa, anêmico. Já a de plaquetas, é um líquido amarelo que você recebe quando está com hemorragia ou plaquetas baixas, já tomei os dois.

Também é muito importante para Hemofilia, uma doença super rara. Para esse caso é retirado do sangue doado o fator que estimula a coagulação e os pacientes o levam pra casa e realizam a aplicação, o que facilita muito a vida deles. E também pode ser utilizado para a anemia falciforme, que também é bastante incomum.  Então ao fazer a doação de sangue você não vai estar apenas ajudando quem precisa da transfusão de sangue ou plaquetas, mas pessoas que possuem doenças diversas como anemia falciforme, hemofilia, pessoas que sofreram acidentes, pessoas que estão em tratamento de câncer, dengue. É um enorme leque de doenças que se beneficia das doações.

Existe alguma preparação?

A  localização da veia certa, que é muito importante e tomar um pouco de soro antes. Também é feito um teste de qual seu tipo sanguíneo para não correr o risco de fazer uma transfusão errada. Esses testes são muito importantes, antes da doação também são feitos testes de sorologia antes da doação como  exame de hemoglobina para saber se a pessoas está anêmica, hepatite, HIV. Se algum tipo de sorologia ser positiva, eles informam a pessoa, o que eu acho bem legal. Mas esses tipos de testes são muito recentes, começaram a ser feitos só na década de 90. Muitas pessoas contraíram HIV e Hepatite através da transfusão de sangue, conheci muita gente assim. Mas mesmo assim, infelizmente não dá pra garantir 100%, a AIDS por exemplo pode ficar inativa no sangue da pessoa por muito tempo e não ser identificado nos exames. Por isso eles são tão rígidos com as perguntas, se não, ao invés de ajudar, você pode prejudicar uma pessoa.

Quanto tempo leva?

O tempo pra doação de sangue é super rápido, 15 minutos no máximo. Já para receber, é demorado, como eu falei, depende do tamanho da bolsa.

Quanto tempo demora para a transfusão fazer efeito?

O efeito da bolsa de sangue no nosso organismo é muito rápido. No meu tratamento de leucemia eu precisei tomar só uma vez, já na dengue era dia e noite tomando transfusão de sangue e plaqueta. Na última vez que eu tomei, foram 250ml e minhas hemoglobinas estavam muito baixas, por volta de 7,5 g/dl sendo que o normal é acima de 12 g/dl. Passaram-se 3 dias depois da transfusão e minhas hemoglobinas já subiram para 10 g/dl e na outra semana foi para 11 g/dl. O efeito da transfusão é imediato no nosso organismo e é muito importante. No caso da anemia, por exemplo, é um processo gigantesco para levantar as hemoglobinas com alimentação, remédios e injeções. Já com a transfusão é super rápido.

Quem doa pra Quem?

Você sabe seu tipo sanguíneo?

É super importante saber tanto para a sua segurança quanto pra saber quando você pode ajudar alguém que precisa!

Os nossos tipos sanguíneos se dividem em O, A e AB, e eles se subdividem entre Rh positivo e Rh negativo. A identificação correta do tipo sanguíneo é o fator mais importante para o sucesso da transfusão de sangue.

Quem tem tipo sanguíneo O- pode doar pra todo mundo, e é muito importante que os bancos de sangue possuam um estoque desse tipo pois em emergências nas quais não é possível identificar o sangue do paciente ele recebe sangue O-. Na tabela você pode ver direitinho quem pode doar e receber de quem! 

E ai? Pra que tipo sanguíneo você pode doar? 

Do meu coração para o seu é possível fazer o bem! ♥️ 💙 💚 💛 💜

Partiu! Onde doar?

No nosso post anterior explicamos tudo que você precisa para saber se é apto para realizar a doação de sangue. Se você não viu, corre lá, analise os pré requisitos e impedimentos e em seguida vamos ao próximo passo! #Patiudoar!

Antes de comparecer ao local de doação é possível agendá-la nos sites do Hemocentro, Hemominas e Hemoservice, mas não é obrigatório! Em Belo Horizonte não tem desculpa para não doar:

💙Hemocentro 

 Alameda Ezequiel Dias, 321 – Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG, 30130-110 

Funcionamento: 07h às 18h, exceto nos domingos.

💚Hemominas 

Hospital Julia Kubitschek – R. Dr. Cristiano Rezende, 2505 – Bonsucesso, Belo Horizonte -MG, 30622-020

Funcionamento: 07h às 12h, exceto nos domingos

💛Hemoservice

R. Ceará, 195 – Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG, 30150-310

Funcionamento: 07h30 às 17h de segunda a sexta-feira e 7h30 às 13h aos sábados.

💜Posto de Coleta – Estação BH

Av. Cristiano Machado 11.833, Loja 4002B, Vila Clóris – Belo Horizonte – MG 31744-007 

– Belo Horizonte

Funcionamento: Segunda a sexta-feira: 8h às 19h

💙Unidade de Coleta e Transfusão – Hospital Júlia Kubitsheck

Avenida Dr. Cristiano Rezende, 2505, Emergência do HJK, Araguaia – Belo Horizonte – MG 

30620-470

Funcionamento: Segunda a sábado: 7h às 12h

💚Unidade de Coleta – Betim

Rua Salvador Gonçalves Diniz, 191, Jardim Brasília – Betim – MG 32671-578

Funcionamento: Segunda a sexta-feira: 7h às 11h

Não sabe onde encontrar locais de coleta na região onde mora? O site e app #partiudoarsangue te dá uma mãozinha. Além de localizar os postos de coleta, o aplicativo também fornece orientações de como realizar a doação, possui o cadastro do usuário que permite acompanhar quantas vezes e há quanto tempo doou e possibilita a criação campanha de doação compartilhável em mídias sociais. 

Assim fica fácil de estender uma mãozinha a quem precisa!

LINK DO SITE https://partiudoarsangue.com.br/#/ (linkar na #partiudoarsangue)

Mesmo que na sua cidade ou região não haja nenhum posto de coleta, ainda é possível entrar em contato com a sua Secretaria Municipal de Saúde ou a prefeitura e solicitar uma campanha de doação em parceria com o Hemominas!

#campanha #campanhadedoacaodesangue #doe #doesangue #doesanguesalvevidas #doesanguedoevida #campanhadedoação #partiudoarsangue

Quem pode doar?

Já descobriu no nosso instagram @campanhadomeucoracaoparaoseu quais são os pré-requisitos para ser um doador voluntário? 

Mas se a doação é tão necessária, porque tantas restrições? Entenda abaixo o porque, sempre lembrando da importância de respeitá-las, pois todas são feitas para proteger o recebedor das doações e para não desperdiçar o sangue doado com tanto carinho.

Porque o doador precisa ter de 16 a 69 anos e pesar no mínimo 50kg? 

O volume a ser doado é proporcional ao peso do doador. Para homens é de 9 mL/kg e para mulheres, 8 mL/kg. O anticoagulante presente na bolsa de doação liga-se ao sangue impedindo que esse coagule e seu volume na bolsa (63 mL) é padronizado para um mínimo de 400 mL de sangue, logo uma pessoa com peso menor que 50 quilos e fora da faixa de idade não poderia doar o volume mínimo, pois sobraria anticoagulante livre o que é indesejável (pode lesar os glóbulos vermelhos). Não se recomenda violar a bolsa para retirar anticoagulante sob o risco de contaminação bacteriana. 

 Porque é necessário ter dormido 8h e se alimentado bem antes do processo? Por que não se pode consumir alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem à doação?

Você se sente bem com poucas horas de sono? Somar o cansaço com perda de sangue acaba em desmaio. O sono protege o doador, e comer bem protege o receptor. Se a refeição é pesada, a gordura é absorvida e o sangue fica gorduroso, com um aspecto ruim. Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o sangue recebido de uma doação deve ter no máximo 10% de gordura. Quando esse limite é ultrapassado, torna-se mais difícil identificar doenças transmissíveis, como Hepatites B e C, HIV, Sífilis e Doença de Chagas. O jejum também está vetado. Perdemos 500 calorias ao doar sangue, para evitar queda de pressão e náuseas, o ideal é um lanche leve. 

Porque o uso de bebida alcoólica nas últimas 12h impede a doação?

A ingestão de álcool na dose máxima de 40g impede a doação por um prazo de 12 horas. Consumo em dose superior impedirá a doação por 24h. O alcoolismo crônico impede a doação de sangue. Esta restrição ocorre porque o uso frequente de bebidas alcoólicas pode afetar o fígado. O fígado doente pode não conseguir produzir adequadamente os fatores de coagulação. Na doação de sangue, a bolsa é fracionada em, pelo menos, três componentes, dentre os quais o plasma fresco congelado (PFC). O PFC é utilizado para repor fatores de coagulação em pessoas que estejam apresentando sangramento anormal. Assim, se o plasma de uma pessoa com doença hepática (doença do fígado) for utilizado, a transfusão pode não funcionar. Além disso, se o doador não estiver produzindo quantidades adequadas de fatores de coagulação, ele também poderá apresentar um sangramento anormal no local da doação, favorecendo a ocorrência de hematomas. 

Porque o  uso de drogas impede a doação?

A doação de sangue é vetada até que a droga saia do organismo. Se um paciente na UTI recebe sangue com cocaína, por exemplo, pode morrer. Segundo portaria do MS, o uso de maconha impede a doação por 12 horas. Cheirar cocaína, usar anabolizantes ou crack excluem o doador por um ano. Já se há uso de drogas injetáveis, o doador é descartado. Quanto ao álcool, não pode ser ingerido 12 horas antes da doação.

Porque quem fez tatuagem, maquiagem definitiva ou piercing nos últimos 12 meses ou possui piercing na região de mucosa oral ou genital é impedido?

Apesar de a tatuagem ser um procedimento seguro, ela pode ser uma porta de entrada para doenças infecciosas se não for realizada sob as condições adequadas de assepsia. O intervalo de um ano é uma medida de precaução para evitar que o material coletado apresente contaminações. Todo sangue doado passa por exames, mas algumas doenças, como HIV e hepatite, podem não ser detectadas nas primeiras semanas ou meses após a contaminação. Já quando o piercing está numa região de mucosa oral ou genital, a pessoa fica impossibilitada de doar sangue, porque esses locais são muito suscetíveis a infecções. Se o piercing for retirado, a doação volta a ser permitida após 12 meses.

Acompanhe nosso twitter, instagram e facebook com o mesmo @domeucoracaoparaoseu para saber mais! Do meu coração para o seu é possível fazer o bem! ♥️ 💙 💚 💛 💜

Do meu coração para o seu!

Hoje, apenas 16 a cada mil brasileiros doam sangue regularmente, o que correspondendo a somente 1,6% da população do país. Apesar de que esse percentual está dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece o mínimo de 1%, a campanha “Do meu coração para o seu” busca aumentar esse dado. 

O sangue coletado é vital em casos de acidentes, pacientes de doenças que necessitem de transfusões, como o câncer, tumores, leucemia e para a realização de cirurgias cardíacas, transplante de rins, de fígado e de medula óssea. Para quem está saudável, é pouco (até 450ml, que são repostos pelo corpo em um dia), mas para quem precisa, é vida. 

Por isso, estamos aqui para reforçar a importância da cultura da doação regular e espontânea de sangue através de dicas, suprimento de dúvidas, mitos e verdades, explicação de processos, entrevistas e mutirão de doadores (com adesivo de brinde, hein)! Continue nos acompanhando aqui e nas redes sociais para saber como você pode fazer sua parte!

Twitter: https://twitter.com/domeuS2paraoseu

Instagram: https://www.instagram.com/campanhadomeucoracaoparaoseu/?hl=pt-br

Facebook: Campanha do meu coração pro seu

Uma campanha pra fazer você saber como fazer mais gente feliz

Do meu coração para o seu é uma campanha que tem como objetivo estimular a doação de sangue. Hoje, apenas 16 a cada mil brasileiros doam sangue regularmente, o que correspondendo a somente 1,6% da população do país. A doação de sangue é um ato altruísta de solidariedade, 100% voluntário e seguro que pode salvar até 4 vidas!

O que é pouco para você, é muito para quem precisa. Continue nos acompanhando para saber mais informações sobre como você pode ser um herói.

Também estamos no twitter e no facebook com o mesmo @domeucoracaoparaoseu, e não deixe de acompanhar o blog da campanha, onde esse assunto tão importante será mais aprofundado. Link na bio!

Do meu coração para o seu é possível fazer o bem! ♥️ 💙 💚 💛 💜

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora