
O que você perguntaria para alguém que já recebeu transfusão de sangue? Nós convidamos a Cecília Ferreira, que já passou pelos tratamentos de leucemia e dengue em 2010 e hoje está maravilhosa e saudável, para nos ajudar a responder as perguntas feitas nos stories.
Você teve alguma dificuldade no processo?
Não tive nenhuma dificuldade, foi bem tranquilo. A única coisa chata é que a agulha para receber transfusão de sangue é mais grossa que o normal, então doía mais nessa hora.
Receber transfusão de sangue dói?
Não dói nada, é a mesma coisa de estar tomando soro. Mas demora bastante porque você só pode receber de pouco em pouco, o conta gotas demora muito. A demora depende de quanto sangue você vai receber, existem vários tamanhos de bolsa de sangue. A última que tomei foi só de 250ml, demorou de duas horas e meia a três horas.
Existem efeitos colaterais?
Existem, pois dependem de cada organismo. Eu não tive nenhum, foi super de boa.
Como é feito?
É normal! Eles [enfermeiros] pegam o acesso[veia] no seu braço, tem que ser um específico que não tenha sido usado. A agulha é mais grossa então a veia tem que ser mais resistente. Eles fazem todos os testes para ver se vai dar certo e ligam na bolsa de sangue.

A doação de sangue serve somente para transfusão?
Com uma bolsa de sangue dá pra fazer remédios para várias doenças, então não é apenas para transfusão de sangue. É importante saber que existem a bolsa de sangue e a de plaquetas. A primeira você recebe quando está com a hemoglobina baixa, anêmico. Já a de plaquetas, é um líquido amarelo que você recebe quando está com hemorragia ou plaquetas baixas, já tomei os dois.
Também é muito importante para Hemofilia, uma doença super rara. Para esse caso é retirado do sangue doado o fator que estimula a coagulação e os pacientes o levam pra casa e realizam a aplicação, o que facilita muito a vida deles. E também pode ser utilizado para a anemia falciforme, que também é bastante incomum. Então ao fazer a doação de sangue você não vai estar apenas ajudando quem precisa da transfusão de sangue ou plaquetas, mas pessoas que possuem doenças diversas como anemia falciforme, hemofilia, pessoas que sofreram acidentes, pessoas que estão em tratamento de câncer, dengue. É um enorme leque de doenças que se beneficia das doações.
Existe alguma preparação?
A localização da veia certa, que é muito importante e tomar um pouco de soro antes. Também é feito um teste de qual seu tipo sanguíneo para não correr o risco de fazer uma transfusão errada. Esses testes são muito importantes, antes da doação também são feitos testes de sorologia antes da doação como exame de hemoglobina para saber se a pessoas está anêmica, hepatite, HIV. Se algum tipo de sorologia ser positiva, eles informam a pessoa, o que eu acho bem legal. Mas esses tipos de testes são muito recentes, começaram a ser feitos só na década de 90. Muitas pessoas contraíram HIV e Hepatite através da transfusão de sangue, conheci muita gente assim. Mas mesmo assim, infelizmente não dá pra garantir 100%, a AIDS por exemplo pode ficar inativa no sangue da pessoa por muito tempo e não ser identificado nos exames. Por isso eles são tão rígidos com as perguntas, se não, ao invés de ajudar, você pode prejudicar uma pessoa.
Quanto tempo leva?
O tempo pra doação de sangue é super rápido, 15 minutos no máximo. Já para receber, é demorado, como eu falei, depende do tamanho da bolsa.
Quanto tempo demora para a transfusão fazer efeito?
O efeito da bolsa de sangue no nosso organismo é muito rápido. No meu tratamento de leucemia eu precisei tomar só uma vez, já na dengue era dia e noite tomando transfusão de sangue e plaqueta. Na última vez que eu tomei, foram 250ml e minhas hemoglobinas estavam muito baixas, por volta de 7,5 g/dl sendo que o normal é acima de 12 g/dl. Passaram-se 3 dias depois da transfusão e minhas hemoglobinas já subiram para 10 g/dl e na outra semana foi para 11 g/dl. O efeito da transfusão é imediato no nosso organismo e é muito importante. No caso da anemia, por exemplo, é um processo gigantesco para levantar as hemoglobinas com alimentação, remédios e injeções. Já com a transfusão é super rápido.




